Flora

Árvore e/ou Escultura

branco_50x50

 Pataca 234

branco_50x50

Tataré, Jacaré, Angico-branco, Piteco, Jurema, Vinhático-de-espinho esses são os nomes populares do Pithecolobium tortum, árvore nativa da costa atlântica do Brasil. Seu tronco e galhos retorcidos e descamados conferem a esta árvore um aspecto diferente, que pode ser definido como uma escultura natural moldada pela relação do clima com a terra. Essa interação revela o processo extremamente rico e inventivo de criação da própria natureza.

Essa árvore espinhenta pode atingir de 7 a 12 metros. Sua casca é lisa, esbranquiçada e descamada, expondo uma madeira branca e de aparência marmorizada, visualmente semelhante ao Pau-ferro. Suas folhas compostas, de cor verde claro, possuem cerca de três pares de espinhos e se fecham à noite ou quando sofrem uma grande perda hídrica.

Suas flores, que nascem no verão, são brancas com tons amarelados, globosas (em forma de pompom), com muitos estames e de forte perfume. O fruto é um legume em formato helicoidal, popularmente conhecido como “orelha de macaco”. A maturação ocorre entre o final do inverno e início da primavera. As sementes são amareladas com cerca de 5mm e, embora numerosas, têm baixa capacidade de germinação.

O Tataré é uma árvore útil para a recomposição de áreas degradadas, pois suporta bem a insolação direta e não é particularmente exigente quanto às condições do solo. É, também, muito popular como bonsai, dada sua resistência e aparência distinta. Ela é muito adaptável e fácil de modelar, pois seu crescimento rápido e galhos estratificados na horizontal, permitem o treinamento mesmo sem aramação, utilizando apenas a poda.

O Pithecolobium tortum foi uma das muitas árvores nativas introduzidas pelo paisagista Roberto Burle Marx e o botânico Luiz Emygdio de Mello Filho no projeto paisagístico do Parque do Flamengo.

branco_50x50

Pataca 227

Pataca 228

2011_0802Escola0151

Pataca 230

Réveillon Parque 255

Réveillon Parque 256

Réveillon Parque 258

Réveillon Parque 260

Réveillon Parque 263

Réveillon Parque 264

   Réveillon Parque 266

Réveillon Parque 267

Réveillon Parque 271

Réveillon Parque 270

Réveillon Parque 265

WhatsApp chat Clique para WhatsApp