Marina da Glória

O projeto dos arquitetos Amaro Machado e Duarte Belo para a Marina da Glória objetivava dotar a cidade de um equipamento público, até então inexistente, voltado para a prática de atividades náuticas esportivas e de lazer da população. Respeitando os princípios estabelecidos pelo tombamento, os arquitetos conceberam uma instalação destinada à educação, à recreação e ao desenvolvimento das atividades náuticas, não se esquecendo do aparato comercial para dar suporte a essas atividades, lojas de material náutico e restaurantes.

A obra, iniciada em 1975, foi inaugurada pelo prefeito Marcos Tamoyo, em 10 de março de 1979. Com uma área de 105.890 m², tinha capacidade para 120 barcos e custou 201,9 milhões de cruzeiros. Possuía, além do cais nobre, dois fingers, uma rampa de acesso e duas áreas de estacionamento para 543 automóveis. O prédio principal com 2.800 m² de área, contava com um minimercado, seis lojas, lanchonete, restaurante, dependências para administração e um terraço ajardinado.

Saiba Mais

branco_50x50

Cedida pela União, em 1984, em regime de aforamento à prefeitura do Rio de Janeiro, passou a ser administrada pela Riotur, que cercou e isolou o acesso principal, impedindo a livre circulação das pessoas e permitiu construções que a descaracterizaram e a desviaram de seu objetivo inicial. Em 1996, a prefeitura assinou contrato concedendo o direito de exploração comercial da marina à Empresa Brasileira de Terraplanagem e Engenharia (EBTE).

Em 1998, a empresa apresentou o anteprojeto de Revitalização da Marina da Glória com ampliação significativa da área edificada e alterações na área do terraço. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) decidiu, por unanimidade, vetar a construção em áreas não previstas no tombamento de 1965. A empresa recorreu judicialmente, ganhou a causa, e ampliou a área ocupada. Em 2005, apresentando a justificativa de que abrigaria atividades relacionadas aos Jogos Pan Americanos, que seriam realizados na cidade em 2007, um novo projeto de ampliação foi apresentado. Após uma acirrada disputa judicial as obras foram embargadas. A marina sofreu ao longo do tempo diversas alterações que a descaracterizaram, desviando-a de seu objetivo inicial e condenando-a a obsolescência.

A concessão da área foi assumida em 2009 pelo grupo EBX, do empresário Eike Batista. Em 2010, foi realizado um concurso para a elaboração de um novo projeto. O vencedor foi o arquiteto Índio da Costa que propôs um polo turístico e de entretenimento com uma área construída de 45 mil metros quadrados. Tal proposta causou uma enorme polêmica, o que fez com que o empresário desistisse da empreitada. Porém, um ano depois, uma nova versão simplificada do antigo projeto foi apresentada, estabelecendo a ocupação de uma área de 20 mil metros quadrados. Em 2013, o conglomerado de empresas do empresário Eike Batista entrou em colapso e o projeto de revitalização não saiu do papel.

Obs: a Marina da Glória representa os itens n° 17 (área molhada), n° 18 (pavilhão) e o nº 49 (restaurante popular) da relação/planta em anexo ao Processo n° 748-T-64, de Tombamento do Parque.

Localização:  Avenida Infante Dom Henrique, s/n – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, CEP 20021-140  Tel: (21) 2555-2200

 


 

Como Chegar

Esse site é uma iniciativa do Movimento #OCUPAPARQUE mantido pelo Instituto Lotta de Cultura e Cidadania.

Aproveite melhor as suas horas de lazer,
vivencie o Parque do Flamengo.

logoocupaparque

Usufrua de benefícios exclusivos aos mantenedores desse Projeto.
Junte-se a nós!
Faça parte dos Amantes do Parque!

Por um parque pra chamar de seu... Participe!

Poste suas fotos do Parque do Flamengo nas redes sociais usando a hashtag #OCUPAPARQUE

Uma Nova Marina

Em setembro de 2014, a BR Marinas, proprietária de uma rede de marinas no Estado do Rio de Janeiro, comprou da EBX a concessão da Marina da Glória e um novo projeto de revitalização, de autoria do arquiteto Eduardo Mondolfo, foi elaborado. Baseado em regras estabelecidas por um grupo de estudos capitaneado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), Secretaria Especial de Concessões e Parcerias Público Privadas, ligado à Prefeitura do Rio e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o projeto foi aprovado e  as obras  iniciadas em dezembro do mesmo ano. Dezesseis meses depois, em 07 de abril de 2016, a marina foi reinaugurada.

marinadagloria_inauguracao_23

O novo equipamento, com a retirada do antigo gradeamento, devolveu à população a livre circulação na área. Além disso, um pátio que antes era usado por tratores para colocar embarcações na água, agora pode ser usado como local de contemplação. Com a modificação do acesso aos píeres flutuantes, agora feito por uma única entrada, uma área de passeio antes restrita aos proprietários de barcos também foi aberta ao público. Essa promenade permite que se caminhe da marina ao aeroporto e vice-versa. A nova Marina da Glória reúne diversas qualidades e facilidades, pois está localizada próximo ao Aeroporto Santos Dumont, Museu de Arte Moderna, Monumento aos Pracinhas e do centro da cidade; em uma área belíssima e de localização privilegiada, o Parque do Flamengo.

Área total: 12.261 m²
Vagas molhadas: 415
Vagas secas: 240
Lojas: 24
Estacionamento: 510 vagas em apenas uma área, sendo 236 subterrâneas.

Polo Gastronômico

SOHO – Comida Japonesa

Domingo a quarta das 12h às 23h
Quinta a sábado das 12h às 24h
Telefone: +55 (21) 2237-9159
Reservas: atendimento@sohorio.com.br

Corrientes 348 – Carnes

Segunda a sábado das 12h às 24h
Domingos e feriados das 12h às 23h
Telefone: +55 (21) 2557-4027
Reservas: reservas@corrientes348.com.br

Maruru Deli – Pizzaria e Delicatessen

Aberto durante toda a semana das 8h às 22h
Telefone: +55 (21) 2225-5227
Site: www.maruru.com.br

NaMarina – Bandejão/Prato Feito

Segunda a sábado das 11h30 às 14h
Preço por pessoa: R$ 20,00
Telefone: +55 (21) 2205-7169

Emporio Rio – Multi-cozinha

Aberto durante toda a semana das 11h30 às 24h
Telefone: +55 (21) 2556-1201
Reservas: reservas@emporio.com.br

 

Como ficou a nova Marina da Glória

Um novo Parque e muito mais árvores

Sai asfalto e entra parque. O carioca vai ganhar um espaço com ciclovia, mirante, deck e muitas árvores (aproximadamente 500), todas espécimes do bioma local. O replantio e a preservação da flora ficará a cargo da Biovert Florestal e Agrícola, empresa especializada em projetos de arborização, paisagismo, manutenção de áreas públicas, podas, remoções, transplante e recomposição de áreas degradadas (através da revegetação). Tudo isso com direito a contemplar dois dos principais cartões postais da cidade e do Brasil, a Baia de Guanabara e o Pão de Açúcar.

Assim será a nova área pública da Marina da Glória projetada pelo escritório Burle Marx, responsável também pelo paisagismo do Parque do Flamengo, o que garante a total integração do novo espaço com o seu entorno. A BR Marinas doará, ainda, à Prefeitura do Rio de Janeiro, um projeto do escritório Burle Marx, para a área conhecida como Parque dos Piqueniques, que fica fora dos limites de sua área de concessão.

A Questão Ambiental

Para que as obras fossem realizadas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, autorizou a retirada de 298 árvores, sendo que 30 já mortas, do total de 479 catalogadas dentro do terreno da Marina. Em contrapartida a BR Marinas plantará 3.082 mudas em local determinado pela Secretaria. Além da compensação será construído um parque público em área cuja circulação era anteriormente proibida.

A BR Marinas

A BR Marinas é a maior operadora de marinas do país. Além da Marina da Glória possui quatro marinas em funcionamento em Angra dos Reis e outras duas, em construção, em Paraty e Búzios. Inaugurada em 2002, a Marina Verolme, situada em Angra dos Reis, é o maior Polo Náutico da América Latina e um dos maiores do planeta.

A empresa tem como missão oferecer hospedagem e estrutura para todos os serviços náuticos, com segurança e excelência. Atenta aos desejos dos clientes e colaboradores, e atuando sempre na preservação do meio ambiente, a BR Marinas concilia rentabilidade e sustentabilidade.