Pista de Skate

A pista de skate da modalidade street, com 1.200 m² de área e inaugurada em outubro de 2001, tinha dois níveis interligados por obstáculos, como fun boxes, quarters, wall, banks, corrimãos, trilhos, corner e hips, além de uma mini rampa com spine. Projeto do escritório Burle Marx, era a maior do estado e custou à prefeitura R$ 300 mil. A construção contou com o apoio técnico da Associação de Skate do Rio de Janeiro (ASR) e dos engenheiros que fizeram a pista da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Em 2012, ela estava destruída. A prefeitura negociou uma parceria público-privada com a Adidas, patrocinadora mundial do esporte, e fez uma reforma geral no equipamento. Os arquitetos e skatistas, Sylvio Azevedo e Bruno Pires, criaram o projeto, desenharam a pista e executaram a obra, contando com a expertise do projetista e skatista belga Pierre Jambert.

Saiba Mais

A pista teve 80% de seu desenho modificado, trazendo uma nova abordagem para quem anda de skate. O piso de concreto polido foi completamente refeito, transformando o antigo circuito em um flow park, onde os skatistas podem fluir, sem precisar dar muito impulso para andar com o skate. “Criamos novas linhas especialmente para esse skate park. É outra maneira de andar”, disse Bruno. Outra novidade são as bordas de piscina instaladas em alguns pontos da pista, um conceito trazido da origem do skate, na Califórnia, nos Estados Unidos, onde os skatistas andavam dentro das piscinas vazias.

A obra de revitalização começou em dezembro e a equipe responsável, composta por doze pessoas, tinha seis skatistas que ao longo da reforma testaram e fizeram modificações na pista. Custou R$ 380 mil aos cofres da prefeitura e foi reinaugurada em 30 de março de 2014.

Localização: próxima ao Coreto Estrela, no Parque Carlos Lacerda.

Como Chegar

Esse site é uma iniciativa do Movimento #OCUPAPARQUE mantido pelo Instituto Lotta de Cultura e Cidadania.

Aproveite melhor as suas horas de lazer,
vivencie o Parque do Flamengo.

logoocupaparque

Usufrua de benefícios exclusivos aos mantenedores desse Projeto.
Junte-se a nós!
Faça parte dos Amantes do Parque!

Por um parque pra chamar de seu... Participe!

Poste suas fotos do Parque do Flamengo nas redes sociais usando a hashtag #OCUPAPARQUE