Teatro de Marionetes e Fantoches Carlos Werneck de Carvalho

Projetado pelo arquiteto Carlos Werneck de Carvalho (1928-1988), integrante do Grupo de Trabalho que criou o Parque do Flamengo, o Teatro de  Marionetes e Fantoches, foi inaugurado em 17 de outubro de 1965. Tombado pelo Patrimônio Histórico, destina-se à realização de espetáculos de marionetes voltados para o público infantojuvenil.

Tem capacidade para acomodar em média 200 pessoas. Sua cobertura possui um sistema de vigas transversais apoiado em oito pilares. Estas vigas são interligadas por duas vigas calhas e por uma laje de concreto. A cobertura geral do teatro é independente da caixa do palco e cobre uma área de mais ou menos 350 m². O palco, do tipo italiano, tem 4m x 3m e 3m de altura. O espaço conta, ainda, com camarim, banheiro e depósito no subsolo.

 

Saiba Mais

O Teatro foi construído com paredes de alvenaria de tijolos aparentes e revestido, externamente, por painéis executados pelo pintor Enrico Bianco. Foi dos primeiros espaços a incluir e a oferecer na programação, espetáculos gratuitos de teatro de guignol e marionetes nos fins de semana.

Amigo de Ethel Bauzer, responsável pelo programa de recreação do parque, Ilo Krugli, educador, diretor, artista plástico, autor e ator de teatro, especializado em arte-educação, foi quem orientou a construção do teatro, criando um palco adaptável a diferentes técnicas de bonecos.

Desativado por um longo período, o Teatro foi reinaugurado em 1995, contando com a presença de autoridades, intelectuais e de Mônica Morse, filha de Lotta, a idealizadora e presidente do Grupo de Trabalho do Parque, que recebeu homenagens em nome de sua mãe.

Obs: o Teatro de Marionetes e Fantoches é o item n° 38 da relação anexa ao Processo n° 748-T-64, de Tombamento do Parque.

Localização: próximo ao n° 300 da Praia do Flamengo (subterrâneo 18), entre as Ruas Tucumã e Cruz Lima.

Como Chegar

Esse site é uma iniciativa do Movimento #OCUPAPARQUE mantido pelo Instituto Lotta de Cultura e Cidadania.

Aproveite melhor as suas horas de lazer,
vivencie o Parque do Flamengo.

logoocupaparque

Usufrua de benefícios exclusivos aos mantenedores desse Projeto.
Junte-se a nós!
Faça parte dos Amantes do Parque!

Por um parque pra chamar de seu... Participe!

Poste suas fotos do Parque do Flamengo nas redes sociais usando a hashtag #OCUPAPARQUE